A EE Homero Fernando Milano participou da 4ª edição das Paraolimpíadas Escolares 2010, realizada no período de 06 a 11 de Setembro na cidade de São Paulo, sendo palco do maior evento Mundial Paraolímpico, do gênero estudantil. O evento contou com a participação de 22 Estados, mais o Distrito Federal, um efetivo de 1.306 pessoas envolvidas, contando com os Alunos, Técnicos e Dirigentes.
O Evento foi direcionado aos paraatlétas do segmento da pessoa com deficiência Física, Intelectual e Visual, estudantes na faixa etária de 12 a 19 anos, matriculados e frequentes das escolas do ensino Fundamental ou Médio da Rede Pública ou Particular.
As Paraolimpíadas Escolares 2010 foram realizadas com oito modalidades reconhecidas pelo International Paralympic Committee – IPC, Judô Paraolímpico, Futebol de Cegos (Fut-5), Futebol para Paralisados Cerebrais (Fut-7), Tênis de Mesa, Bocha, Goalball, Natação, Atletismo, além de duas novidades: o Tênis em Cadeira de Rodas e Voleibol Sentado.
O judoca Paraolímpico Wodson Barreto Cruz, na foto acima à direita, é classificado como B1 (cego), da Classe Ligeiro - até 60 kg e esteve expressivo nas dependências do Clube Paulistano Espéria no bairro Santana onde várias competições foram desenvolvidas das Paraolimpíadas Escolares edição 2010. Wodson treina há pouco mais de 05 meses no SESEC, na Moóca e estuda no Ensino Médio da EE Homero Fernando Milano da cidade de Itaquaquecetuba. Este é segundo campeonato de expressão do qual participa. O primeiro foi o Grand Prix Infraero de Judô para Cegos, realizado em Agosto de 2010.
Numa singela conversa com a coordenadora pedagógica Angela Tavares, Wodson pôde expressar suas emoções ao participar destes eventos:
(Angela): Qual a sensação de poder participar destes eventos?
(Wodson): "Sensação boa, surpreendente. Nunca pensei que iria chegar onde estou".
(Angela): Quais as suas metas esportivas?
(wodson): "Continuar progredindo e quem sabe conquistar mais medalhas, e um futuro no judô. Esse é o meu objetivo".
(Angela): Qual mensagem deixaria para as pessoas com deficiência?
(Wodson): "Que não desistam de lutar pelos seus sonhos e corram atrás, pois eles podem se tornar realidade!"
A Delegação da Unidade Federativa de São Paulo esteve representada pela segunda vez, pelo professor Hélio Rong Junior, Técnico de Judô da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Delegação do Estado de São Paulo foi a mais numerosa, participou com 161 integrantes, entre Atletas, Técnicos e Dirigentes e foi representada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento teve a Chancela do Ministério do Esporte e a Organização e Realização do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o Apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo.
Segundo Rong, na Classificação Geral da modalidade Judô, o Estado do Rio de Janeiro foi a grande Campeã, Mato Grosso do Sul foi Vice e o Estado de São Paulo obteve a Terceira Colocação com o Wodson. Observa ainda que as Paraolimpíadas Escolares estão em ascensão, este ano e mantiveram o mesmo resultado do ano passado no Distrito Federal, mas tiveram que elaborar estratégias para estar entre os três melhores do País. Acredita que nos próximos anos, o evento terá uma participação quantitativa, portanto terão que se mobilizar para melhorar o contingente de atletas do nosso Estado, assim como o faz o Rio de Janeiro, que busca as parcerias como a do Instituto Benjamin Constant-IBC, que vem fortalecendo o Estado a cada evento. Acrescenta que na
contagem Geral por Estados, O Rio de Janeiro foi a Campeã, São Paulo foi Vice e o Distrito Federal o Terceiro Colocado.
Angela finaliza que as Paraolimpíadas Escolares é uma oportunidade de inserção do aluno com deficiência a participar de eventos esportivos, tanto no âmbito da Educação quanto de Rendimento. Uma possibilidade de descobrir novos atletas e integrá-los ao Esporte Paraolímpico, representando o Brasil nas Paraolímpíadas de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro.
Atenciosamente,
Angela Tavares de Sousa
PC – EE Homero Fernando Milano
Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário